segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Manutenção nos botões do MDPlay.

Neste "post" vou apresentar a manutenção de um MDPlay da TecToy que veio com problemas no direcional. O acionamento era falho e era preciso fazer bastante força. Apesar de ainda estar na garantia resolvemos abri-lo. Este procedimento foi realizado como um “projetinho de férias” juntamente com um amigo, dono do MDPlay defeituoso, numa tarde de sábado, além disto, este “post” também tem por objetivo apresentar este console internamente trazendo mais informações sobre o mesmo.

O primeiro passo é retirar a bateria, cuja tampa é presa por um parafuso. Em seguida, remova a  bateria puxando-a pelo lado oposto ao dos contatos.


A bateria utilizada é de Lítio Ion com capacidade de 1000mAh.



Em seguida é necessário retirar os 4 parafusos que prendem a tampa. Um deles é coberto por uma resina branca que tem função de selo de garantia. Atenção: Este procedimento invalida a garantia do aparelho.


Para abrir o gabinete é necessário desencaixar as linguetas que prendem a tampa traseira às laterais alaranjadas. Para isso use uma chave de fenda fina e force nas proximidades da entrada de fone de ouvido. Atenção: Cuidado para não estragar o plástico do aparelho.


Repita o mesmo procedimento ao centro e ao lado oposto, próximo à chave “on/off”. A figura abaixo mostra as travas do gabinete.


Removida a tampa já dá para ver alguns detalhes do video-game que foi fabricado em 2009, segundo a indicação impressa na placa.


O processador é coberto por uma resina preta, e não dá pra identificar qual chip pode ser.



 A rom com os jogos nativos também é também coberta com esta resina.


A memória RAM do aparelho é uma D33S64016-8N  de 16 megabits.


 A figura abaixo traz outra vista interna do equipamento.

 Para acessar os botões direcionais é necessário remover a placa. Para isso é necessário remover os três parafusos que prendem a placa à frente do gabinete – dois perto da ROM e o outro perto do processador.


Em seguida é necessário desencaixar a placa do gabinete. A melhor maneira de fazer isso é forçar com uma chave de fenda pequena bem ao lado do plugue de fone de ouvido.


A figura abaixo mostra a placa após a remoção.


Olhando com cuidado a placa notamos uma sujeirinha sobre os contatos dos botões (tanto direcionais quanto os de ação.


Para limpar os contatos utilizamos uma borracha dura.


E logo em seguida os resíduos de borracha foram retirados utilizando um pincel macio. Atenção: não sopre para não oxidar a placa.


Após a limpeza...


Depois de montar o aparelho notamos que a limpeza dos contatos não tinha melhorado muito o problema de acionamento dos direcionais. Reabrimos o aparelho para olhar com cuidado e procurar a causa quando notamos que a borracha dos controles direcionais tinha um problema de fabricação, não sendo vazada nos locais onde há um encaixe no plástico da tampa frontal.


Utilizando um estilete (e muito cuidadosamente) removemos a borracha desnecessária.


A figura abaixo mostra a borracha dos direcionais encaixada na tampa frontal, já depois de ter sido retrabalhada.


Para remontar o aparelho, coloque a placa sobre a tampa frontal do equipamento, encaixando primeiro o lado que tem o conector USB. Mas antes de encaixar a placa é necessário ajeitar o alto-falante.


E então siga ao contrário os passos de desmontagem para remontar o aparelho.

6 comentários:

  1. Olá Igor tudo bem?
    Eu sou o Leo S. do blog QG Master e também participo do fórum do Sega-Brasil. Tem um post recente lá falando do seu trabalho com as mini-caixas do Master System: http://sega-brasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=1&t=3593
    O pessoal gostou muito do seu trabalho e gostariam que você fizesse parte do fórum. Qualquer coisa me manda um email no qgmaster@gmail.com para conversarmos mais.
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, boa tarde.
      Antes gostaria de agradecer pelo interesse no meu "blog". Aproveito também para agradecer o pessoal pelo interrese pelas caixas de Master System, é um prazer poder contribuir com o nosso estimado console.

      Sobre entrar para o fórum, entro em contato contigo.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Show de bola Igor!
      Fico no aguardo, abração!

      Excluir
  2. Ah, se quiser visitar meu blog o endereço é http://qgmaster.blogspot.com/
    abraço!

    E parabéns pelo trabalho no MD Play! Tb tenho um e pretendo usar seu tutorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, espero que as informações sejam úteis.

      Acabei de visitar o seu "blog" gostei bastante, parabéns!

      Excluir